Popularmente conhecido como Poço Artesiano, o poço tubular profundo é uma obra de engenharia utilizada para a captação de água potável, ideal para indústrias, residências, condomínios, sítios e agronegócios que buscam independência e abastecimento de água independente, contínuo e de qualidade.
Tipos de poços:
Rocha
O poço tubular profundo, é uma obra de engenharia construída com intuito de explorar água subterrânea, operando-se com máquinas perfuratrizes, no sentido vertical, tendo variações de profundidades e vazões (capacidade produtiva, quantidade de água). Em lugares constituídos por rochas cristalinas, a captação é feita nas fraturas ou fendas, assim a obra será parcialmente revestida.
Sedimento
Há também a captação de água junto às camadas sedimentares, onde a obra é totalmente revestida.
Misto
E por último, há também os poços mistos que são aqueles onde a parte superior perfurada são rochas sedimentares e na parte inferior, rochas cristalinas, este poço é construído, como o poço em sedimento com a colocação de revestimentos e filtros no domínio (na área) de rochas permeáveis e porosas e sem revestimento na parte inferior, domínio das rochas cristalinas onde o aqüífero é fissural. Isso tudo, irá depender da geologia do local a ser perfurado.